16/02/2014

Vasculhando as velhas caixas






















No meio dos achados da minha avó, havia uma caixa em especial que me chamou a atenção. Era um tom de vermelho já desbotado que mais beirava ao alaranjado. Assim que a coloquei sob as minhas pernas, minha avó falou:

- Essa é a mais especial de todas - suspirou uma. Duas. E três vezes. - e dentro dela tem muito mais do que se pode ver. Do que se pode imaginar.

Curiosa, retirei a tampa e encaixei-a abaixo da própria caixa. Nela, haviam inúmeras fotografias, mas só uma estava mais cuidada do que as outras. Peguei-a, retirei do saco e a observei. Era uma colagem de três fotos, corretamente alinhadas e que tinham o mesmo tamanho.

- Eram do seu avô. Ele adorava fotografar, lembra? Esse foi o presente do nosso terceiro mês de namoro. - vovó falou, enquanto escorria uma lágrima de seus olhos. - A primeira, ele disse, era de como o céu estava no nosso primeiro beijo. A segunda, do campo que havíamos nos conhecido. E a terceira, ele falou exatamente assim: essa é para que nosso amor seja como estas aves. Livres. Leves. Porém sempre unidas.

Boquiaberta e sem o que dizer, voltei a olhar para a foto. As pontas da colagem já estavam escapando e enquanto tentava arrumá-las, senti um relevo no outro lado.






















Cheia de recortes de jornais e com uma imagem central. Era esse o outro lado da foto. Eu não sabia que ao abrir aquela caixa sentiria um monte de coisas estranhas. Angústia com saudade. Tristeza com melancolia. Mas eu tampouco sabia o que aquilo significava para minha avó. No meio das lágrimas e sorrisos, ela levantou a cabeça, olhou dentro dos meus olhos por alguns minutos e finalmente falou:

- As coisas boas da vida vão e voltam. Seu avô se foi, mas pôde deixar á mim o que ninguém mais deixaria. As lembranças e as saudades. Os nossos filhos e os nossos netos. Ele só esqueceu de devolver a parte do meu coração que levou consigo quando partiu.

14 comentários:

  1. Poxa, que texto legal. Que mensagem linda. As fotos com um sentido perfeito. Eu sou amante de fotos. Acho que elas podem contar mais do que palavras, sentir mais que palavras. Elas eternizam uma felicidade ou tristeza de um momento. Ficam sempre marcadas. É a melhor forma de recordar.
    http://todeshort.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, gostei muito do seu blog e textos.
    Já estou seguindo, bjs e fique com Deus.

    Visite-nos: www.parasemprealways.blogspot.com.br : Moda, beleza, músicas e lojas internacionais!

    ResponderExcluir
  3. Meu Deus, eu chorei lendo esse texto. Que perfeito :')
    Beijo

    marinaalessandra.blogspot.com
    @mariinaale / @maioordeidade

    ResponderExcluir
  4. Que texto lindo, muito profundo. Eu perdi meus avôs e tenho algumas lembranças também, me fez refletir.

    Beijos,
    http://diariodasquatro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Que lindo *o*
    Beijos
    http://teenworld23.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Muito lindo! As lembranças ficam e vivem nos trazendo diversos sentimentos de volta! Esse texto me fez pensar sobre a herança que deixamos para cada pessoa ao nosso redor... É importante tomar cuidado com o que projetamos: tentar deixar apenas boas recorações predominarem, como lindas fotos e saudades. (:
    Obrigada pela visita no blog ( http://euescrevotragedias.blogspot.com.br/ ) Estou seguindo aqui (: Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Lindo Lindo Lindo, Realmente, o que fica são as belas e otimas lembranças *-*
    Historia divina lindas fotos, Oun, O amor *-*
    sempre tem uma nostalgia quando olhamos nossas fotos antigas; ADORO *-*

    Xoxo LIWAVESOFFUN ;*

    ResponderExcluir
  8. Adoro esse tipo de conto/texto: que faz a gente terminar de ler com arrepio no corpo. Lindíssimo. É bonito de saber que um amor pode ser eterno, mesmo quando um dos dois já não está mais aqui, pois ele se torna eternizado nas lembranças, na saudades.

    http://www.novaperspectiva.com/

    ResponderExcluir
  9. Amei o texto, gosto de texto que é assim,!

    Um GRANDE e gordo beijo Thath
    overdosederosa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Saudades e lembranças são as melhores e mais preciosas partes da gente, uma coisa que fica somente com a gente, guardadinho pra sempre. Lindo texto!

    Um beijo,
    www.meianoiteequinze.com.br

    ResponderExcluir
  11. Nossa, que texto mais lindo e triste ao mesmo tempo, quase chorei aqui :/
    isso que é amor ♥
    Beijinhos
    You Tube
    Instagram
    Facebook do blog
    conversando-com-a-lua.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Que texto lindo! :') Meus olhos se encheram de lágrima quando eu li "ele só esqueceu de devolver a parte do meu coração que levou consigo quando partiu", ai... Amei o texto, demais!

    Bitocas!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  13. Que texto lindo! Adorei a última frase ♥
    Obrigada pela visita. Beijos!
    www.c-reating.com

    ResponderExcluir

« »
© Leve como a brisa - 2017. Todos os direitos reservados. Design e conteúdo por Natália Pacheco. Tecnologia do Blogger. imagem-logo imagem-logo imagem-logo