20/06/2015

Dicas de livros nacionais


Há tempos eu venho observando que a literatura nacional brasileira não tem sido tão valorizada. E por falta de talento, boas editoras e livros publicados não é. Por esse motivo, eis que aqui vocês irão ver as algumas publicações nacionais excelentes que certamente rendem uma ótima leitura.



Aos que gostam de uma leitura mais profunda, Carlos Drummond de Andrade, Mário Quintana e Clarice Lispector são uma ótima pedida. Drummond, no livro "A rosa do povo" e Quintana, na obra de seleção de poemas feita por Fausto Cunha, transmitem em seus versos as mais variadas sensações. Clarice, como sempre, nos impressiona com a sua habilidade de escrita. No livro "Laços de família" nos deparamos com treze contos que trazem uma lição bem importante.



Para quem prefere uma leitura mais descontraída, Thalita Rebouças nos livros "Fala sério, amor!" e "Fala sério, amiga!" (únicas obras que li da série) nos faz entrar na vida da Malu e adquirir uma série de experiências junto com ela. As crônicas são bem divertas e, embora a leitura fique meio cansativa em determinados momentos, é praticamente impossível não se identificar com as situações.



Marina Carvalho certamente foi uma das autoras que marcou a minha introdução ao mundo da literatura, então é amor certeiro. "Simplesmente Ana" conta uma história apaixonante que contém princesas, Bon Jovi e bastante confusão. O livro já ganhou uma continuação, "De repente Ana", e possui, também, uma espécie de spin-off: "Elena, a filha da princesa". Infelizmente, a leitura de "Azul da cor do mar" não foi tão satisfatória, mas não posso negar que a história, além de envolvente, é muito bem construída.



"De volta aos Quinze", da Bruna Vieira, faz parte de uma trilogia que também já conta com uma continuação ("De volta aos sonhos") e que terá o terceiro livro lançado na Bienal desse ano. A leitura de "Amigos Inimigos — A formatura" é leve, rápida e deliciosa. O livro é curtinho, a escrita da autora (Vanessa Martinelli) é deliciosa e a história me transmitiu um sentimento de nostalgia.



Por fim, os livros da Paula Pimenta conquistaram muitos e muitos corações. A história de "Minha vida de série" e "Minha vida fora de série — 2ª temporada", apesar de eu ter alguns contras, também é leve e envolvente. As capas são lindas, o trabalho da editora foi super caprichado e a protagonista, confesso, me deixou com os nervos à flor da pele, motivo o qual fez com que eu não gostasse tanto assim das obras.

Dessa vez, essas são as minhas indicações para vocês. A maioria dos livros possui uma trama bem leve e envolvente, facilitando a leitura para aqueles que não possuem o hábito. Como disse no início da postagem, existem milhares de livros nacionais publicados que merecem nossa leitura e reflexão, então não deixem de valorizar mais a literatura brasileira e de investir mais em nossos autores. :)

5 comentários:

  1. Post muito bom, com uma ótima intenção! É bem triste, né? Sabe, que os autores nacionais às vezes sejam deixados de lado, principalmente pelos jovens. Do Brasil, gosto bastante de ler os clássicos (e certo, já disse isso um milhão de vezes, e continuo achando que a afirmação me faz parecer um pouco arrogante, haha'), não só pela sua originalidade, mas também pelo fato de que se envolvem em paisagens que nos são familiares, problemas que estão próximos de nós e personagens que têm as características do povo brasileiro.

    A propósito, acabei de sair da leitura de "Vidas Secas", de Graciliano Ramos. Recomendadíssimo. moça!

    ResponderExcluir
  2. Ei :D Acredito que a literatura como um todo está em um momento meio 'estúpido' no Brasil, mas né. Tu que gostas de livros nacionais, experimente O Corpo Morto de Deus *.* é uma história muito boa e a autora fantástica :D

    xoxo

    ResponderExcluir
  3. Adorei as indicações!
    Não conhecia alguns, principalmente o "Simplesmente Ana", acabei lendo sua resenha e me interessei muito ! Principalmente por falar do Bon Jovi hahah. Bjão!

    m-eusvicios.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eei Nat! Saudadeee daqui *-* Bom, ultimamente não tenho lido muito por falta de tempo, mas sou apaixonada pela Marina Carvalho (que foi inclusive indicação sua!), Paula Pimenta curti, mas li pouco... e tenho alguns autores brasileiros na prateleira pra por em dia! Adorei as indicações. Beijão

    Coisa da Lud

    ResponderExcluir
  5. Excelentes dicas!
    Me interessei bastante por Laços de Família e eu adorei os livros da série Fala sério!. Aliás, concluí há pouco tempo a leitura de Fala sério, filha! e simplesmente amei <3
    A Thalita é muito talentosa!

    Beijos,
    Duas Leitoras

    ResponderExcluir

« »
© Leve como a brisa - 2017. Todos os direitos reservados. Design e conteúdo por Natália Pacheco. Tecnologia do Blogger. imagem-logo imagem-logo imagem-logo