16/08/2015

Trilogia Jogos Vorazes, de Suzanne Collins


Acho que a maioria das pessoas deve estar ao menos familiarizada com o ambiente de Jogos Vorazes, mas vamos ao básico: a América do Norte deu lugar a uma nova nação chamada Panem, que é dividida em doze distritos e comandada pela capital.  Os jogos vorazes são competições anuais que servem para lembrar á população de Panem o poder da capital. Nesses jogos são selecionados vinte e quatro tributos, sendo um garoto e uma garota de cada distrito. Os selecionados vão então para uma arena onde terão de se enfrentar até a morte e fazer o possível para que sejam o último sobrevivente, ganhando, assim, a competição. 

Obviamente todos os habitantes dos distritos são contra os jogos e odeiam completamente a capital, mas por dependerem dela não podem fazer nada. Cada distrito tem uma especialidade, como é explicado nos livros. Os primeiros são os que possuem melhor qualidade de vida e os últimos são os que mais precisam de praticamente tudo: alimentos, dinheiro, medicamento, roupas e etc. 



Katniss Everdeen é a protagonista da trilogia e ela se oferece para ir à arena no lugar de sua irmã, Prim, que tivera sido sorteada primeiro. Peeta Mellark é o segundo selecionado. Os participantes então partem rumo à capital, onde irão treinar para os jogos e serão apresentados ao público. Depois disso, a maior parte da história se desenvolve na arena, onde cada um dos vinte e quatro tributos estão tentando sobreviver.



A história do primeiro livro é basicamente essa que falei acima (sem nenhum spoiler, é claro). Em chamas — segundo livro da trilogia — foi, para mim, o melhor. A Esperança foi tão bom quanto e igualmente torturante, mas achei que o final merecia ser encerrado com uma grande chave de ouro, coisa que, na minha opinião, não aconteceu.

Assisti primeiro aos filmes da trilogia para depois ler os livros e não vi absolutamente nenhum problema nisso. Confesso que a leitura foi até mais fácil já que há partes em que é difícil imaginar a cena por conta própria. Obviamente, a história mudou um pouco quando foi adaptada ao cinema, mas não foram mudanças tããão significativas assim. O bom de ler os livros é que ficamos sabendo o que os personagens pensam e, consequentemente, o que os leva a tomar determinada decisão, coisa que é um pouco difícil de ser interpretada somente nos filmes.



Li os três livros direto e gostei muito da escrita da Suzanne. A leitura é bem fácil e a adrenalina/ação presente em todo o livro é absurdamente contagiante. A realidade retratada completamente diferente da nossa também foi algo que me conquistou: a autora conseguiu passar muito bem para a história as dificuldades de famílias que não possuem absolutamente nada, mas que mesmo assim continuam relativamente unidas. Enfim, é uma história fantástica que trás inúmeros valores distópicos que podem e devem ser discutidos em nossa realidade

Número de páginas de cada livro:
Jogos Vorazes: 397
Em Chamas: 413
A Esperança: 419

ISBN de cada livro:
Jogos Vorazes: 9788579800245
Em Chamas: 9788579800641
A Esperança: 9788579800863

Editora: Rocco

25 comentários:

  1. Puxa...só vi o primeiro filme da serie.... uma pena não é ?
    Beijos U&B
    Adriana e Cláudia
    www.unhasebocas.blogspot.com.br
    Instagram @blogunhasebocas
    https://www.facebook.com/pages/Unhasbocas/477832645611169?fref=ts

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei bastante dos filmes, mas não sei se leria os livros, confesso. Minha irmã adora a trilogia.


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  3. Sou superfã da trilogia. Tenho os livros e vivo revendo os filmes. Simplesmente amo Em Chamas (o livro e o filme). Curti muito a sua resenha. Realmente, a leitura é bem fluida e contagiante. E dá para fazer vários paralelos com a nossa realidade, mesmo que nosso presente não seja tão sombrio quando o futuro retratado na obra. Também não vejo demérito em assistir aos filmes primeiro para depois ler os livros. Fiz isso com Garota Exemplar e foi uma experiência interessante. Pude analisar o filme antes de ler a obra na qual ele foi inspirado e, agora, posso revê-lo analisando como adaptação. Amei seu blog =)

    Bjos!
    http://sonhos-empoeirados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro essa trilogia, já assisti os filmes (menos A Esperança p2 hehehe), porém ainda não tive oportunidade de ler os livros.

    www.cerejablack.com

    ResponderExcluir
  5. Acredita que eu nunca li? Mas sempre tive vontade e assisti os filmes. Agora estou com mais vontade ainda. rs Ótima resenha. u.u

    Um Cappuccino

    ResponderExcluir
  6. Oii, Já tentei ler Jogos Vorazes, mas desisti quando a Katniss logo no inicio quer matar e comer o gato que a irmã dela achou, eu fiquei: como assim?! No fim decidi ficar apenas nos filmes mesmo. Mas admito que as vezes bate uma curiosidade pra saber o que se passa nos livros '>< Quem sabe ainda não volte a lê-los, heim? :)
    Estante de uma Fangirl

    ResponderExcluir
  7. Oii! Tudo bem?
    Adorei o post.
    Eu to numa fase apaixonado pela trilogia, comprando caderno, colar, poster, etc. To pensando em ler A Esperança de novo.
    A leitura desses livros é muito boa assim como os filmes!

    Beijos
    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Eu vi os filmes mas confesso q a história n me fez ter aquela enorme vontade de ler os livros... :/
    Beeijos

    BLOG ♡
    FACEBOOK PAGE ♡

    ResponderExcluir
  9. Sou apaixonada por Jogos Vorazes <33
    Beijos,
    cabanadosanjos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Poxa, eu gosto muuuito da série, mas admito que não curto Kat e Peeta juntos. Não gostei muito do final, mas não interferiu com que eu gostasse da série em si, o que foi ótimo ♥
    Estou louca para assistir Esperança part 2 *--*
    Beijos.
    sorvete-literario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Nathália! Tudo bem?
    Fiquei feliz em saber que o fato de você ter assistido o filme primeiro não atrapalhou a leitura! Já vi os filmes e, por isso, ficava com certo receio de ler...mas quero muito conhecer a escrita da autora!
    Beijos e parabéns pela resenha!! :-*

    http://versosenotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Eu gostei mais do primeiro livro do que de todos os outros, confesso. Terminei a trilogia recentemente e concordo com "... achei que o final merecia ser encerrado com uma grande chave de ouro, coisa que, na minha opinião, não aconteceu.". Também esperava que algo mais explosivo fosse acontecer e que a série nos deixasse com aquela sensação de "COMO ASSIM ACABA AQUI?". Não sei. Mas no geral, é muito boa mesmo.

    Beijos!
    http://postandotrechos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá Natália, tudo bem?
    Nós partilhamos da mesma opinião.Em Chamas também é meu livro favorito e não gostei do final de A esperança, como você disse, 'achei que o final merecia ser encerrado com uma grande chave de ouro'.
    Adorei, adorei o que você escreveu, não poderia ser melhor e estou muito ansiosa para assistir o próximo filme.
    Beijos
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  14. Às vezes as pessoas tem uma visão muito diferente do que a estória realmente é. Acham que é só mais um romance adolescente, sendo que o que menos tem nesses livros é justamente romance! hahahaha
    AMO essa estória. É uma lição de luta pela liberdade e uma sátira a manipulação da mídia em cima das pessoas. O jeito como o governo quer encobrir os verdadeiros problemas com entretenimento é o verdadeiro retrato dos dias de hoje.


    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  15. Jogos vorazes é uma das minhas trilogias favoritas e também acho a escrita da autora muito contagiante. Faz um bom tempo que eu já li e meio que deu uma vontade de reler haha

    http://criativosounao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Natália, tudo bem? Sou super fã de Jogos Vorazes, e infelizmente só tenho o primeiro livro. Já assisti os 3 filmes que foram lançados, e estou super ansiosa para o último, Jogos Vorazes A Esperançar Parte II ♥

    [dor à tona]

    ResponderExcluir
  17. Eu vejo Jogos Vorazes como uma das melhos distopias que já li. Amo d+, vibro d+ com ela. A crítica social e a maneira como é aborda nessa série é incrível.
    Estou ansioso pra ver o último filme.

    Bjão.
    - Diego, Blog Vida & Letras
    http://blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Nunca assisti os filmes, mas sou doida para ler os livros, hahaha
    Amei a dica!

    Beijos,
    rodoviadezenove.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Já assisti aos filmes, mas ainda não li os livros pois nunca achei eles por um bom preço. Pelo o que você disse, parecem ser bons livros, mas o final nem tanto. Esse ano sai o último filme, então espero que, pelo menos no cinema, a história seja encerrada "com chave de ouro", e quem sabe mais tarde eu leia os livros.
    Um beijoo

    http://olivroemquehabito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oiie,
    Jogos Vorazes está na minha lista de trilogias favoritas!
    Adoro a escrita da Suzanne, e o desenrolar da trama é surpreendente.
    Sua resenha ficou ótima!

    Beijos,
    Juh
    umminutoumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. eu só tava acompanhando pelos filmes, mas finalmente tomei vergonha na cara e comprei os livros siahsiajsa
    não vejo a hora de ler ♥
    xoxo
    http://olivroemquehabito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Sou doida pra ler esses livros, e agora que li suas resenhas pronto, já assisti o filme, mais convenhamos né, filme nunca é igual ao livro.
    http://modoaut.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Não sei porque mais essa trilogia nunca chamou a minha atenção, apesar deu gostar muito da trilha dos filmes, mesmo não assistindo. Nunca li comentários negativos sobre, a maioria são todos bem positivos. Para falar a verdade, infelizmente não faz o meu tipo de leitura, mas quem saber em um futuro próximo eu não acabo dando uma chance.
    Beijos,
    www.dosedeilusao.com

    ResponderExcluir
  24. Na verdade não são todos os distritos que são contra a Capital. Os primeiros distritos: 1, 2 e 4 treinam as crianças desde pequenas, e são chamados de Carreiristas, tanto nos livros quanto nos filmes. Muito boa sua resenha.

    ResponderExcluir
  25. Já pensei em comprar os livros (várias vezes), mas fiquei super na dúvida porque já assisti os filmes, haha. De qualquer forma, a história é incrível, adorei a resenha. Beijos.

    ResponderExcluir

« »
© Leve como a brisa - 2017. Todos os direitos reservados. Design e conteúdo por Natália Pacheco. Tecnologia do Blogger. imagem-logo imagem-logo imagem-logo