22/01/2016

Isla e o final feliz, de Stephanie Perkins


Um dos livros que fez com que eu me apaixonasse pelo mundo da literatura foi "Anna e o beijo francês". Desde então, leio tudo o que posso da Stephanie Perkins. E finalmente chegou a vez de "Isla e o final feliz". <3 

O livro faz parte de uma série independente onde Anna seria o primeiro volume, "Lola e o garoto da casa ao lado" o segundo e Isla o terceiro. Mesmo assim, os livros podem ser lidos aleatoriamente, a única diferença é que alguns personagens aparecem vez outra, mas os protagonistas são diferentes.



Isla (lê-se Aila, isso é explicado logo na primeira página) estuda na mesma escola que a Anna e tem uma paixão bem grande pelo Josh (personagem que apareceu no primeiro livro). É uma ruivinha engraçada no início, mas que acabou me irritando conforme a história ia passando.

Tímida, a protagonista não tem nenhum outro amigo além do Kurt, um menino autista que ela conhece desde pequena. Possui duas outras irmãs, Gen, a filha mais velha, cuja relação fraternal é ótima, e Hattie, a mais nova, que tem algumas desavenças.



A história se passa bem rápido, e eu não sei se gostei muito disso. Existe uma narração longa, com diálogos e logo após pulamos para dias ou até semanas depois. Ao contrário dos outros livros, "Isla e o final feliz" parte logo do princípio e, no começo, não tem grandes enrolações. O ritmo da leitura é bacana e proporciona vários daqueles momentos "que você não acredita e tem que enterrar a cara no livro".


Infelizmente a protagonista não me chamou tanto atenção, e isso logo foi se agravando quando a história se encaminhava para o final. O drama ficou extremamente desnecessário e acabou desvalorizando a minha leitura. Logo, percebe-se que não fiquei tão encantada com o livro quanto havia ficado com os outros.

Não gosto de ficar comparando obras literárias, mas senti um declive na escrita da Stephanie. Os personagens dos outros livros pareceram ser diferentes, e isso me chateou bastante. A essência da história não me transmitiu o mesmo encanto das outras vezes. Além disso, percebi alguns errinhos de tradução. Não sei se isso aconteceu porque o livro foi publicado por outra editora ou se é coisa da minha cabeça, mas estou com a alternativa de tentar ler a obra em inglês para ver se crio uma afeição melhor.


Apesar dos pesares, a leitura fluiu rapidamente. Josh é puro amor e há realmente bons momentos na história toda. Esperava, porém, um pouco mais de Stephanie de verdade na história. De qualquer forma, é um livro bacana que deve ser lido sim, pois proporciona algumas risadas aqui e ali e é uma leitura super leve.

Editora: Intrínseca
Páginas: 299
ISBN: 9788580577396

4 comentários:

  1. oi, oi.

    ain, que lindo! tu tem os três. eu só tenho "lola e o garoto da casa ao lado" e, sem dúvida alguma, é um dos melhores livros que eu já li, inclusive emprestei pra minha prima hoje. :)

    ainda não li esse livro, mas, que pena que ela não te chamou tanta a atenção. =/ espero que o mesmo não aconteça comigo, pq eu quero muito lê-lo.

    bjs!
    Não me venha com desculpas

    ResponderExcluir
  2. Eu amo essa série! Anna e o beijo francês é meu livro favorito. Eu tinha emprestado pra uma amiga que não tenho mais contato, quase morri achando que nunca mais ia poder relê-lo! Mas acabou que tava com minha prima, haha.
    Eu já li Lola e o garoto da casa ao lado (não foi o mesmo amor que Anna, mas amei mesmo assim) e estou louca pra ler Isla e o final feliz. A escrita da Stephanie é sempre na medida certa.

    Adorei seu blog e já to seguindo!
    Virando Amor

    ResponderExcluir
  3. Oi, Natália!
    Eu sempre morro de vontade de comprar esse livro, da última vez me agarrei nele na livraria, mas daí achei outros que me interessavam, a grana tava curta... daí tive que largar hahahah
    Espero poder ler o livro em breve, que pena que pra você não foi uma experiência tão boa quanto os outros... eu já li Lola e o Garoto da Casa ao lado, apesar de não ter lido Anna ahaha gostei bastante da escrita da Perkins!
    Beijoss
    www.vidaemmarte.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu sou apaixonada pela capa desses três livros e, sinceramente, não sei o motivo de ainda não ter os lido. Acho que os dois primeiros vão me agradar bastante e o terceiro vai ser uma boa leitura, mas nada muito incrível, pelo visto.

    literarizei.blogspot.com

    ResponderExcluir

« »
© Leve como a brisa - 2017. Todos os direitos reservados. Design e conteúdo por Natália Pacheco. Tecnologia do Blogger. imagem-logo imagem-logo imagem-logo