05/01/2016

Mentirosos, de E. Lockhart


Após ouvir inúmeros elogios sobre a história de "Mentirosos", aproveitei a promoção da Black Friday e finalmente comprei a obra. Desejava o livro há séculos, mas sabe como é: outros títulos acabavam passando para o topo da lista. 



Nesse enredo nos deparamos com a família incrivelmente rica dos Sinclair. Com o sobrenome renomado, todos os personagens são descritos da melhor forma possível: queixo quadrado, esportistas e pessoas politicamente corretas. O patriarca da família é Harris Sinclair, o avô, e junto de Tipper Taft, a avó, são donos de toda a fortuna da família. 

Juntos, tiveram três filhas: Carrie que é mãe do Johnny e do Will. Bess que teve as gêmeas (Liberty e Bonnie), Mirren e Taft. E por fim  Penny, que é a mãe de Cadence, a protagonista da história. Todo ano todas as filhas com suas famílias vão passar as férias de verão na Ilha Beechwood, propriedade dos Sinclair, onde cada uma tem sua respectiva casa.

Cadence, Mirren e Johnny são os primos que possuem quase a mesma idade e, por isso, sempre andam juntos. Vivem altos verões, cheios de brincadeiras e companheirismo, as férias de família ideais para os Sinclair, já que esta é a única vez no ano que eles se encontram. 



Todos os personagens são incrivelmente essenciais para a história, apesar dos três primos se destacarem bastante. Uma aparente confusão pode ser percebida durante a leitura para memorizar quem é quem, mas o livro possui uma espécie de árvore genealógica que facilita esse processo. Pois bem, cada verão retratado na ilha da família corresponde a idade dos primos: Verão dos Oito, Verão dos Nove, Verão dos Onze...

No final das contas, o que importa mesmo é o Verão dos Quinze, onde aparentemente algo aconteceu com Cadence e ninguém da família que contar o que. No Verão dos Dezesseis, pela primeira vez na vida, a protagonista não vai passar as férias na ilha, retornando apenas no Verão dos Dezessete, decidida a descobrir o que foi que aconteceu com ela.


A partir desse momento, a história se desenvolve. Realizei a leitura em um único dia e precisei de mais uns dois para absorver tudo o que havia lido. Uma história sensacional! Os personagens são incríveis, a escrita da E. Lockhart é extraordinária e todo o desenvolvimento da trama é fantástico. A leitura de "Mentirosos" não foi a melhor do ano de 2015: foi uma das melhores leituras da vida!

É incrível a quantidade de mensagens que são passadas para o leitor no decorrer da leitura. O valor da amizade e do medo; as relações familiares, a ganância por dinheiro, a sede por poder, o significado do amor. Tudo toma uma importância surreal no contexto e nos envolve de uma maneira cativante, não nos dando tempo de absorvição, e muito menos de raciocínio. Quem diria que uma obra dessas fosse capaz de fazer tudo isso, e muito mais. 

Editora: Companhia das Letras (Selo Seguinte)
Páginas: 270
ISBN: 9788565765480

14 comentários:

  1. Não conhecia esse livro , mas parece ser MUITO interessante !
    Prometi a mim mesma que não comprarei mais livros enquanto não ler os que eu ja tenho , entao esse tera que aguardar um cadinho haha
    Amei a indicação !
    Blog: estacaonoventae7.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Esse livro é incrível! Adorei o layout novo. Sua resenha está massa!

    ResponderExcluir
  3. Vontadezinha crescente que foi me dando de ler o livro indicado... Resenha perfeita! E o novo layout daqui está maravilhoso também ♥

    ResponderExcluir
  4. Eu dei esse livro de presente pra uma amiga em 2014, mas não tive muita curiosidade para lê-lo. Ai o tempo foi passando e eu fui vendo resenhas e ela me disse que é muito bom... Ai eu entro aqui e PÁH! Tô louca pra comprar pra mim!

    Adorei o layout!
    Com carinho,
    Piê.

    bloggotejar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Nat !
    Você viu que optei por premiar Mentirosos como o melhor de 2015, né?
    Acho que jamais irei digerir o fim desse livro, ele me acertou em cheio, sabe? Esperava tudo, menos aquilo.
    Amei sua resenha !
    Beijos, estou seguindo
    www.sorvete-literario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Gente, tenho muita curiosidade pra ler esse livro.
    Ele não parece nada previsível!
    Mais um pra wishlist de 2016 hahahah to ferrada.

    Um beijo,
    Paloma
    surewehaveablog.com.br

    ResponderExcluir
  7. Gente preciso ler esse livro pra ontem, nunca li alguma resenha negativa sobre ele.
    Esse ano minha meta é lê-lo.
    Sua resenha ficou ótima.
    Beijo

    www.tecontopoesia.com

    ResponderExcluir
  8. Que demais esse enredo, fiquei curiosa pra ler!
    Acho que vou considerar por na minha listinha de livros pra 2016, hahah

    Beijo,
    Atena.X.Afrodite

    ResponderExcluir
  9. Olá Natália! Também concordo com você, esse livro é incrível e muito surpreendente. Adorei sua resenha e também escrevo em um blog, aliás resenhei sobre "Mentirosos" lá. Se quiser conferir, vou adorar! Parabéns pelo blog, estou seguindo!
    Beijo

    http://eventualobradeficcao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Livros com mensagens famíliares são os que me tocam com mais peso. Fiquei muito interessada em lê-lo.
    | A Bela, não a Fera |
    | FB Page A Bela, não a Fera|

    ResponderExcluir
  11. Eu ainda não li e vivo adiando essa leitura =/
    Sempre encontro quotes legais do livro, espero ler esse ano ^^

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi, oi.

    Acabei de adicioná-lo a minha listinha. Parece ser bem interessante. E essa capa? Simplesmente fofinha. Adoro coisas meio coloridas, me chama muito a atenção.

    Bjs!

    Não me venha com desculpas

    ResponderExcluir
  13. A Companhia das Letras tem ótimos títulos e esse está na minha lista de leituras. Adorei a sua resenha e as fotos ficaram lindas. Você fez com qual câmera?
    Beijos,

    www.blogdahida.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Hida! A editora realmente é ótima. Que bom que gostou! Uso uma Sony nex-f3. Obrigada pelo carinho! Beijos.

      Excluir

« »
© Leve como a brisa - 2017. Todos os direitos reservados. Design e conteúdo por Natália Pacheco. Tecnologia do Blogger. imagem-logo imagem-logo imagem-logo